Tida como uma das principais culinárias do mundo, a gastronomia francesa também se faz presente globalmente na nomenclatura de pratos, receitas e também de estabelecimentos. Portanto é bastante comum se deparar com termos como “brasseries”, “bistrôs”, “patisserie” e vários outros e despertar diversas curiosidades por não saber exatamente do que se trata. Por isso, para sanar suas dúvidas, as definições do que é cada um e as principais diferenças entre cafés, bistrôs, restaurantes e brasseries serão apresentadas durante o texto.
A grande importância em entender os conceitos por trás dos nomes é justamente para poder te possibilitar escolher o local que oferecerá exatamente o tipo de experiência que você procura. Por isso, aprenda, logo abaixo, a saber diferenciar cada um dos tipos de estabelecimentos mais comuns e de origens europeias.
Cafés
Os cafés ao estilo parisiense são aqueles estabelecimentos com uma pegada mais informal, e com várias mesas pequenas espalhadas em um ambiente simples, mas aconchegante, muito parecido com um bar. Isso é, são lugares nos quais você tem a possibilidade de pedir desde um simples café, até alguns pratos simples e típicos. Ambiente perfeito para um encontro entre amigos, ou uma pequena reunião com o pessoal do trabalho.
Além disso, existem algumas práticas muito comuns presentes nos filmes hollywoodianos, mas que também se aplicam aos cafés. Essas práticas estão diretamente relacionadas ao conceito de parar para ler um jornal, fazer alguma atividade no computador, desligar-se um pouco ou até mesmo simplesmente ver o tempo passar.
Portanto, em um café, o conforto e o ambiente acabam sendo destaques maiores do que a própria comida simples que é servida. Além disso, um ambiente sofisticado também faz parte dos cafés no Brasil.
Em locais desse tipo, você normalmente encontrará a sua disposição um menu enxuto e com o clássico Croque Monsieur, um tipo de sanduíche (mais sofisticado, mas que lembra o misto quente) que é muito comum nos cafés e bares parisienses.
Bistrôs
Os bistrôs também são um conceito francês, que preza pela simplicidade. Diferentemente dos cafés, a pegada desse tipo de estabelecimento é focada nas refeições e em pratos clássicos com receitas familiares. Esse ambiente costuma ser comandado por famílias e o seu ambiente é mais clássico e pouco informal. Ou seja, trata-se de uma releitura dos cafés que são muito comuns na França.
Outro ponto além das opções de comida, é em relação ao seu horário de funcionamento, bistrôs costumam ficar abertos apenas nos períodos de mais movimento, ou seja, almoço e jantar.
Uma curiosidade a respeito dos bistrôs é que nas grandes metrópoles, alguns chefs renomados, na tentativa de trazer uma pegada um pouco mais informal, criam seus próprios bistrôs. E quando comparado a comida e o serviço de ambos, é notório que há diferenças na sofisticação e até mesmo no ambiente, por ser um pouco mais familiar. Uma característica que também ganha destaque é o preço, que costuma ser mais em conta do que os grandes restaurantes, mas entregando sempre pratos com a qualidade de alta gastronomia.
Nesse tipo de estabelecimento, é bastante comum você encontrar a famosa sopa de cebola com um dos pratos mais requisitados do cardápio. Além disso, normalmente é oferecido algumas opções de sobremesas simples, como o mousse, crème brûlée e alguns outros clássicos da cozinha doce francesa.
Restaurantes
Atualmente, os restaurantes são os locais com a melhor qualidade de serviço e gastronomia, justamente pela sua origem oriunda da realeza. Com isso, o seu preço também condiz com algo referente a realeza, sendo mais caro que as demais opções apresentadas acima. Portanto, se você procura um ambiente sofisticado e formal, com a melhor gastronomia e o melhor atendimento, o restaurante é o lugar certo.
No Restaurante Sacro, por exemplo, temos um menu com comida autoral e ingredientes frescos, que proporcionam uma refeição leve e saborosa. Além disso, o ambiente é acolhedor e sofisticado, sendo um ótimo lugar para encontrar amigos e aproveitar um tempo com a família.
Brasseries
Os brasseries são como os bares que encontramos aqui no Brasil, porém, são originados na França. Palavra que se traduzida literalmente ao português, significa “cervejarias”, representa um dos lugares mais informais para encontrar os amigos. Com uma decoração clássica, atende de forma bem simples aos anseios gastronômicos dos clientes. É um local voltado para pratos simples e aperitivos, ou seja, prezam pela simplicidade e rapidez.
Normalmente, as brasseries tem um “carro-chefe” e são voltadas a um tipo de prato específico, podendo ser os frutos do mar, por exemplo. Trazendo diversidades de cervejas e com clássicos simples da gastronomia francesa, uma brasserie costuma servir, desde os clássicos omeletes, até mesmo, ao amado bife com batatas fritas.
Agora que você já conhece as características que diferenciam os cafés, das brasseries, dos bistrôs e dos restaurantes, nada melhor do que aproveitar um belo café da manhã. Em um local que tem como proposta trazer um pouco de cada tipo de estabelecimento, o Restaurante Sacro, localizado no Jardins, em São Paulo, é uma ótima pedida. Para conferir as opções disponíveis no cardápio e seus preços (que são bem atraentes), clique aqui.