No momento você está vendo Brunch, café da manhã ou almoço? Entenda de vez a diferença entre os três
Entenda de vez a diferença entre brunch, café da manhã e almoço!

Brunch, café da manhã ou almoço? Entenda de vez a diferença entre os três

Você já assistiu algum filme ou série norte-americano em que a pessoa comia um “brunch”? Então, você se deparou com uma mesa cheia de opções e variedades simplesmente deliciosas, que compunham aquele “brunch” e ficou morrendo de vontade de comer tudo aquilo! Pois é, quem nunca, não é mesmo? 

Mas o que realmente é o brunch? Mesmo que façamos todas essas variedades de comidas, podemos dizer que é um brunch mesmo estando no Brasil? E qual a diferença entre café da manhã, brunch e almoço? Hoje, o Restaurante Sacro vai te ajudar a entender um pouco mais sobre essas três refeições!

brunch
Você pode encontrar um delicioso brunch aqui no Restaurante Sacro! Saiba mais sobre o café da manhã no Jardins. | Foto: Unsplash.

Qual a diferença entre brunch, café da manhã e almoço?

Existe mesmo diferença entre café da manhã, brunch e almoço? E se sim, a diferença é pelo horário da refeição ou pelo tipo de comida?

Sim! Existem diferenças entre essas refeições e você vai entender tudo sobre elas. Mas vamos começar explicando o que diferencia cada um delas! 

O primeiro fator que pode diferenciar essas três refeições são os horários. Enquanto é recomendável que o café da manhã seja ingerida de 1h a 2h horas após o despertar, ou entre às 7h e 9h da manhã – quando os níveis de cortisol (hormônio do estresse/disposição e alerta) estão mais altos -, o brunch e o almoço devem ser feitos mais tarde.

Já o almoço, é recomendado que seja feito entre às 12h e 14h. Apesar de não existir uma regra para o horário das refeições, entendendo que cada pessoa tem uma rotina diferente, é muito importante que o almoço não seja “pulado”. 

Mas e o brunch? Ainda vamos conversar de forma muito mais aprofundada sobre o brunch e suas raízes, mas podemos fazer uma pequena apresentação! 

O brunch pode ser definido como uma “refeição dos indecisos”. Como assim? O brunch, em horários, fica “localizado” justamente entre o almoço e o café da manhã, ou seja, o brunch é uma refeição que começa no período da manhã e se estende até a tarde!

Agora, vamos entender um pouco mais sobre cada uma dessas refeições e sua importância!

Café da manhã

Como dissemos anteriormente, o café da manhã é a primeira refeição do dia. Para uns, pode ser apenas uma xícara de café, enquanto para outros, não pode faltar um pãozinho francês. Como estamos falando de refeições e rotinas alimentares, o café da manhã de uma pessoa nunca será igual ao da outra. Mas desde que o café da manhã não seja negligenciado, não há problemas!

Especialistas dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia porque é com ele que saímos do desjejum do período em que estávamos dormindo e não consumimos nenhum tipo de nutriente ou fonte de energia. 

Assim, após esse longo tempo sem consumir nenhum tipo de alimento, é muito importante que a primeira refeição do dia seja regulada, completa, nutritiva e saudável. 

Dessa forma, precisamos ingerir quatro grupos de alimentos no café da manhã: carboidratos, proteínas, gorduras boas e fibras. 

Os carboidratos no café da manhã se caracterizam por pães, torradas, cereais e tapiocas. As proteínas são os queijos, leites e derivados, como requeijão e margarinas/manteigas. As gorduras boas podem ser encontradas nas nozes e linhaças, para colocar nos cereais, por exemplo. Já as fibras podem vir de pães integrais, cereais e frutas. 

O café da manhã é uma refeição que não costumamos “extravasar” e comer até ficarem inchados, justamente por ser a primeira refeição do dia, exigindo ser um pouco mais equilibrada.

Almoço

O almoço costuma ser uma refeição um pouco mais complicada e varia muito entre as pessoas. Enquanto algumas pessoas têm a disposição e o tempo e conseguem planejar os almoços de todos os dias da sua semana, levando marmitas para almoçar na rua ou no trabalho, outras conseguem investir na compra de marmitas fitness. Mas também há muitos casos de pessoas que almoçam na rua todos os dias e raramente conseguem equilibrar essa refeição. Seja qual for o seu caso, vamos conversar sobre isso!

O almoço é uma das principais refeições do dia, ao lado do café da manhã e da janta, assim, não deve ser “pulado” – se assim for, você ficará muito tempo sem ingerir nenhum tipo de alimento realmente nutritivo para seu corpo, podendo ser perigoso e você sentir-se fraco ou até mesmo indisposto. 

Mesmo que haja muitas realidades e rotinas diferentes, o importante é que você tente colocar a maior variedade de alimentos e hábitos saudáveis no seu almoço na medida do que é possível na sua rotina! 

Comer um prato de salada antes da refeição principal, evitar ingerir líquidos durante a refeição e optar por frutas na hora da sobremesa já são ótimas formas de começar!

Brunch

Agora que já falamos tanto sobre o café da manhã, quanto sobre o almoço, vamos falar um pouco sobre o brunch! 

Ao contrário do que imaginamos, o brunch surgiu na Inglaterra e depois passou para a cultura dos Estados Unidos na década de 1930. Apesar de acharmos que o brunch é o café da manhã americano, não o é necessariamente. Ele se chama “brunch” porque é justamente uma junção das duas refeições no horário entre elas: “br” de “breakfast” (Café da manhã, em inglês) e “unch” de “lunch” (Almoço, em inglês)! No entanto, no Brasil, por exemplo, não costumamos encontrar pratos muito elaborados, sendo o ideal o consumo de comidas mais leves.

O brunch acontece entre o meio e o final da manhã e pode se estender até a tarde, no horário do almoço – daí a palavra, originária da junção, em inglês, de breakfast e lunch. No Restaurante Sacro, por exemplo, o brunch é servido das 8h às 16h.

É possível encontrar em uma mesa de brunch: bolos, ovos mexidos, geleias, torradas, quiches, biscoitos, queijos, salames, avocado toast, ovos e bacon, iogurte, frutas, sucos, cafés…enfim, uma variedade gigante! Deu até fome né? 

O brunch pode ser confundido com o “Cofee break”, mas eles não têm relação! O coffee break é mais sobre um tempinho reservado de descanso entre atividades, como trabalho, estudos ou palestras. Já o brunch é definido como uma refeição, assim como o café da manhã. 

Pode ser um pouco difícil encontrar lugares que servem brunch no Brasil, mas o Restaurante Sacro pode te ajudar nessa busca! Aqui você pode encontrar um verdadeiro café da manhã americano em SP!
O Restaurante Sacro é um restaurante no Jardins que trabalha com dedicação e investimento em comida autoral com ingredientes muito frescos, propondo refeições, como o brunch, que são repletas de leveza e bem-estar, em um ambiente que vai encantar você e a todos. Um lugar de conexão com o objetivo de compartilhar felicidade por meio do nosso cardápio!

Deixe um comentário